metropoles.com

Dino defende Zanin no STF: “Reconhecimento ao papel dos advogados”

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino usou suas redes sociais para sair em defesa da indicação de Zanin para o STF

atualizado

Compartilhar notícia

Montagem/Vinícius Schmidt/Fábio Vieira/Metrópoles
Flávio Dino e Cristiano ZaninFlávio Dino e Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Flávio Dino e Cristiano ZaninFlávio Dino e Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Montagem/Vinícius Schmidt/Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, saiu em defesa do nome do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Menos de 20 minutos depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionar em uma mensagem no Twitter sobre a indicação de Zanin, foi a vez de Dino aprovar publicamente nas redes sociais o nome do advogado de Lula para o cargo mais alto da Justiça brasileira.

“O Dr. Zanin demonstrou ter notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme disposto no artigo 101 da Constituição. A sua indicação é também um reconhecimento ao papel dos advogados para o bom funcionamento da Justiça”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter na tarde desta quinta-feira (1º/6).

Lula escolheu Zanin para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste ano. O ministro aposentado era tido como garantista na esfera penal e, com a indicação de Zanin, o petista quer manter a correlação de forças na Corte.

Mais cedo, Lula escreveu que “já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”. Zanin ficou famoso por ser advogado de Lula na Operação Lava Jato.

Compartilhar notícia