O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Hélder Salomão (PT-ES), disse nesta quinta-feira (04/06), em entrevista ao Metrópoles, que convocou uma reunião do colegiado para sexta-feira (05/06), às 10h, para discutir a fala do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, sobre “escória maldita”, numa referência ao movimento negro. “A declaração do presidente da fundação Palmares deve ser repudiada e, ao mesmo tempo, precisa ser punida”, afirmou Hélder Salomão.
Nessa terça-feira (02/06), foram divulgados áudios em que Camargo disse o movimento negro abriga “vagabundos” e chamou Zumbi de “filho da puta que escravizava pretos”.
Durante os áudios, o presidente da Fundação Palmares também manifestou desprezo pela agenda da “Consciência Negra” e se referiu a uma mãe de santo como “macumbeira”.
O presidente da CDHM relembrou, durante a entrevista, que entidades já entraram com processos na Justiça contra o Sérgio Camargo. “A fala dele é criminosa, contrária à nossa Constituição”, ressaltou Salomão.
dep-helder-salomão-2Dep Helder SalomãoReprodução Twitter
Sérgio Camargo é chamado de "problema" por Regina DuarteSérgio Camargo é presidente da Fundação Palmares. Ele é aluno de Olavo de CarvalhoFoto: Twitter
Marcas de luxo têm lojas saqueadas em protestos nos EUA contra o racismoMorte de George Floyd foi estopim para protestos@MarcJacobs/Instagram/Reprodução
Protestos pela morte de George Floyd nos EUAGetty Images
Protestos pela morte de George Floyd nos EUAProtestos pela morte de George Floyd nos EUAAlex Wong/Getty Images
Protestos pela morte de George Floyd nos EUAPessoas protestam pela morte de George Floyd Peter Zay/Anadolu Agency via Getty Images
Outras pautas
Em meio à onda de protestos antirracistas, que acontece no mundo todo, o presidente da CDHM afirma que durante a reunião também vai discutir medidas de enfrentamento ao racismo e à violência contra a população negra.









