Covid: prefeituras cancelam Carnaval em cidades turísticas de Goiás
Conforme levantamento de associação de municípios, cidades como Caldas Novas e Pirenópolis não pretendem realizar festas públicas este ano
atualizado
Compartilhar notícia

Goiânia – Com o avanço dos casos de Covid-19 em cidades de Goiás, eventos públicos de Carnaval estão sendo cancelados pelas prefeituras. A Associação Goiana dos Municípios (AGM) fez uma pesquisa com os prefeitos de alguns locais turísticos do estado e descobriu que a maioria já decidiu por não promover eventos com dinheiro público este ano.
Foram pesquisadas prefeituras de cidades como Caldas Novas, Aruanã, Porangatu, Cidade de Goiás, Pirenópolis e Minaçu. Todas elas são destinos que atraem milhares de turistas e foliões todos os anos, durante o Carnaval.
Caldas Novas
Em Caldas Novas, segundo a AGM, ao contrário do que chegou a dizer ao Metrópoles, em novembro, o secretário de Turismo da cidade, Daniel Ribas, a prefeitura decidiu por não realizar evento público.
Até o final do ano passado, conforme o secretário de Turismo, a posição era de que o município teria Carnaval em 2022, com financiamento da prefeitura. A festa se chamaria Carnaval Antigo e seria realizada em praça pública.
O casos de Covid, no entanto, aumentaram significativamente em Caldas Novas e acendeu o alerta das autoridades sanitárias. A prefeitura, conforme a AGM, aguarda mais orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

Caldas Novas é um dos principais destinos procurados por turistas, durante o feriado de carnaval, em Goiás Divulgação

Em 2020, 130 mil pessoas visitaram Caldas Novas, durante os dias de carnaval Divulgação

Caldas Novas, destino turístico de Goiás, em razão das águas termais, foi de 2 para 279 casos ativos da Covid, no início do ano Divulgação/Imagem ilustrativa

Pirenópolis é uma das cidades que adotou restrições para o feriado de Carnaval Hotel Urbano/Reprodução

Pirenópolis, cidade histórica e com inúmeras cachoeiras, também registrou crescimento do número de casos JP Rodrigues/Metrópoles

Prefeitura local não promoverá festa pública no carnaval de 2022 JP Rodrigues/ Especial para Metropoles
Pirenópolis
Em Pirenópolis, roteiro cativo do público do Distrito Federal, o prefeito Nivaldo Melo (PP) informou à AGM que já “bateu o martelo” e que a prefeitura não promoverá festas, durante o feriado de Carnaval.
Em relação aos eventos privados, a informação repassada por ele à Associação é de que a decisão só será tomada na próxima semana, após uma reunião com o Comitê Municipal de Saúde, responsável pelas questões relacionadas à Covid.
Cidade de Goiás
Na antiga capital do estado, que também é destino de turistas no período carnavalesco, a prefeitura recomenda a não realização de eventos, mas a permissão para bailes privados, segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Borges Santana, segue, desde que cumpridas todas as normas já definidas.
Entre as regras estipuladas, até o momento, estão as estratégias de distanciamento, público limitado e, agora, exigência de passaporte da vacina.
Minaçu
Em Minaçu, o prefeito Carlos Alberto Leréia informou à AGM que também não promoverá eventos públicos. “Não podemos correr riscos, já que especialistas alertam quanto a possibilidade de um aumento de contaminação pela nova variante da Covid, inclusive, podendo gerar novas variantes. Temos que nos precaver”, disse ele.
Jaraguá
A Prefeitura de Jaraguá, cidade que também atrai turistas no período de Carnaval, publicou nesta terça-feira (11/1) novo decreto de medidas de controle e prevenção da Covid-19.
Nele, a administração local, suspende todas as festividades relacionadas ao Carnaval, inclusive as festas privadas. Assim como outros municípios goianos, a cidade enfrenta aumento acelerado de casos da doença entre a população local.
Outras cidades
A AGM não divulgou se consultou outras cidades turísticas do estado como Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Rio Quente, além de Uruaçu, que normalmente recebe muitos visitantes no Carnaval.