Covid: Ministério da Saúde distribui 7 milhões de doses de vacinas

Imunizantes são dos laboratórios Pfizer, Janssen e Butantan, e serão entregues aos estados e ao Distrito Federal em até 48h

atualizado 23/06/2021 11:48

vacinação são pauloFábio Vieira/Metrópoles

O Ministério da Saúde inicia, nesta quarta-feira (23/6), a distribuição de 7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados e ao Distrito Federal. Os imunizantes são dos laboratórios Pfizer, Janssen e Instituto Butantan.

De acordo com a pasta, as entregas serão concluídas em até 48 horas. Do total, 1,5 milhão são de vacinas da Janssen, aplicadas em dose única. Elas serão destinadas à imunização de pessoas com comorbidades e deficiência permanente que ainda não foram contempladas pela campanha.

Além disso, o total conta com 2,3 milhões de doses da Pfizer. Essas vacinas são destinadas à primeira dose de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e das gestantes e puérperas com doenças pré-existentes. Parte dos imunizantes também deverá ser aplicada em trabalhadores da saúde que ainda não receberam a proteção.

O restante do quantitativo conta com 3,2 milhões de doses da Coronavac, fabricadas pelo Instituto Butantan. Essas doses servirão para o início do esquema vacinal de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e trabalhadores da educação do ensino básico e superior. Forças de segurança e salvamento e Força Armadas também serão contempladas nesta remessa.

0

Veja o quantitativo que será entregue a cada estado e ao Distrito Federal:

25 Informe-tecnico Pauta27 by Rebeca Borges on Scribd

Vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, foram distribuídas mais de 123 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, 86,9 milhões foram aplicadas, sendo 62.7 milhões na primeira dose. De acordo com o órgão, 24,2 milhões de pessoas foram contempladas com o segundo reforço.

Vale ressaltar que a eficácia completa dos imunizantes só é atingida após a administração das duas doses — no caso de vacinas que exigem duas aplicações.

Atualmente, o Brasil utiliza quatro vacinas contra a Covid-19: Pfizer, AstraZeneca (produzida pela Fundação Oswaldo Cruz), Coronavac (produzida pelo instituto Butantan), e Janssen.

Mais lidas
Últimas notícias