metropoles.com

Covid-19: metade dos idosos acima de 80 anos não tomaram a 2ª dose

É o que aponta um estudo sobre o ritmo da vacinação brasileira contra a Covid-19 feito por professores da USP e da UFRJ

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após três meses e meio depois do início do programa de vacinação no Brasil, metade dos idosos com mais de 80 anos ainda não foi imunizada com as duas doses da vacina. É o que aponta um estudo sobre o ritmo da imunização brasileira contra a Covid-19 feito por professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo ressalta a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a faixa etária foi a primeira a ser chamada para a vacinação, em janeiro, e já deveria estar imunizada, mesmo os que receberam a Oxford/AstraZeneca, que prevê intervalo de três meses entre as doses.

Na faixa dos 70 aos 79 anos, 38% ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Entre os que têm de 60 a 69 anos, 88% ainda não completaram a imunização.

No grupo de profissionais de saúde, 45% até agora tomaram duas doses de vacinas. Entre os indígenas, o percentual chega a 52%.

A pesquisa foi feita a partir dos registros de vacinação enviados pelos estados ao Ministério da Saúde até a última terça (4/5), onde são informados nome, idade e local em que as pessoas foram vacinadas.

0
Hipóteses

Segundo o sanitarista e professor da USP Mário Scheffer, que assina o estudo com Guilherme Werneck e Ligia Bahia, da UFRJ, as hipóteses para a baixa cobertura vacinal são várias.

Além da lentidão da vacinação, faltam imunizantes para a segunda dose, já que prefeituras e estados acabaram usando estoques para aumentar o número de vacinados com a primeira dose; as pessoas podem estar desinformadas e podem ainda enfrentar dificuldade para voltar aos locais em foram vacinadas para tomarem a dose  que ainda necessitam.

Scheffer diz que seria preciso fazer uma busca ativa das pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose. E que é “ilusão” incluir mais e mais grupos para a vacinação sendo que nem sequer os prioritários chegaram ao percentual ideal para que se alcance a imunidade coletiva: 90%.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?