metropoles.com

Covid-19: Mato Grosso anuncia colapso e pede ajuda a outros estados

Mato Grosso registra, neste domingo (7/3), 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito. Outros estados também estão com UTIs cheias

atualizado

Compartilhar notícia

O governo de Mato Grosso anunciou, neste domingo (7/3), que o sistema de saúde do estado entrou em colapso, em meio à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) pediu ajuda a outros estados para a transferência de pacientes, mas, até o início desta noite, não obteve respostas positivas.

Nesse sábado (6/3), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos era de 99,6% no estado, segundo a pasta.

Mato Grosso, contudo, não é exceção. Boletim publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nessa terça-feira (3/3) revela que 18 estados, além do Distrito Federal, estão com a ocupação de UTIs Covid-19 acima de 80%.

Em comparação com o último boletim, publicado em 22 de fevereiro, seis estados (entre eles, Mato Grosso) passaram a fazer parte dessa faixa crítica da ocupação de leitos.

Além disso, 20 capitais apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 de 80% ou mais; outras cinco têm taxas maiores que 70% e abaixo de 80%.

Em nota, a SES-MT admitiu ter solicitado auxílio dos demais estados para possível transferência de pacientes. “Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.”

Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva.

“É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga”, complementou a pasta.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?