Covid-19: Fiocruz entrega mais 4,5 milhões de doses de vacinas ao PNI

Com a remessa, Fundação alcança a marca de aproximadamente 118,3 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde

atualizado 26/10/2021 17:28

AstraZenecaVinicius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde recebe, nesta terça-feira (26/10), mais de 4,5 milhões de doses da AstraZeneca envidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os imunizantes são produzidos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocuz).

A Fiocruz afirma que a remessa seguirá diretamente para o almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde para distribuição aos estados. Há também a previsão de liberação de novas doses até o fim desta semana.

Com a entrega, a Fundação alcança a marca de aproximadamente 118,3 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Testes

Na semana passada, a A Fiocruz divulgou que dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional foram aprovados em todos os testes internos de qualidade e já seguiram para controle de qualidade externo, que é realizado em laboratórios nos Estados Unidos.

“Nesses laboratórios, as amostras enviadas passarão por um processo complexo de testagens, que envolve 14 testes adicionais aos realizados no Brasil, sendo o mais longo deles com duração de 56 dias”, explicou a Fiocruz.

“O conjunto destes testes permite a comparabilidade entre os IFAs estrangeiro e nacional, garantindo que o insumo produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) possui os mesmos padrões de qualidade e segurança daqueles adquiridos por meio da encomenda tecnológica firmada com a AstraZeneca”, concluiu a Fundação.

Mais lidas
Últimas notícias