metropoles.com

Mistura de AstraZeneca com vacina de RNA funciona até melhor, diz pesquisa

Estudo sueco mostra que pacientes que tomaram a segunda dose de outras fórmulas apresentaram maior proteção contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images
Vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina AstraZeneca - Foto: Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images

Um estudo publicado na revista científica The Lancet Regional Health neste domingo (17/10) comprovou que a mistura da vacina da AstraZeneca com imunizantes à base de RNA é benéfica para o paciente e aumenta a proteção contra o coronavírus.

Foram analisados dados de 700 mil pessoas na Suécia que tomaram a primeira dose da vacina britânica e a segunda, da Moderna ou da Pfizer. Os pesquisadores da Universidade de Umea acompanharam os pacientes por cerca de dois meses e meio após a aplicação do reforço.

Na comparação com pessoas não vacinadas, os participantes que receberam a segunda dose com a fórmula da Moderna tiveram 79% menos risco de ser infectadas pelo coronavírus. Os que tomaram a Pfizer, 67% menos. E quem tomou as duas doses da AstraZeneca teve 50% menos chance de contrair o vírus.

Os pesquisadores dizem que a mistura é interessante, inclusive, contra a variante Delta, a mais prevalente no mundo e que se mostra relativamente resistente aos imunizantes existentes.

No Brasil, a indicação é que a primeira e a segunda dose sejam aplicadas com o mesmo imunizante. Para o reforço, entretanto, a recomendação é que a vacina da Pfizer seja usada, não importando qual a fabricante usada no esquema vacinal anterior.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?