metropoles.com

Comissão de Braile do MEC deverá unificar sistema com outros países

Instituído pelo Ministério da Educação, o grupo também terá incumbência de popularizar o ensino e aprendizado do código

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
biblioteca-braile-taguatinga-toninho-tavares-768×512
1 de 1 biblioteca-braile-taguatinga-toninho-tavares-768×512 - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, nesta quarta-feira (17/07/2019), a Comissão Brasileira de Braile com o objetivo de normatizar o uso, o ensino e a difusão do sistema em diferentes áreas de conhecimento. A Comissão unificará também as aplicações do código nas línguas portuguesa e espanhola, de acordo com publicação do Diário Oficial da União (DOU).

O grupo deverá avaliar a simbologia no Brasil e rever a necessidade de alterá-la para alcançar a evolução de outros países. Além disso, a comissão tem a incumbência política de dialogar com outras nações para fortalecer o sistema utilizado em território nacional e buscar unificá-lo sempre que possível.  Com a decisão, a pasta pretende ampliar o ensino do código, elaborando materiais técnicos e pedagógicos para difusão.

A escolha dos membros da comissão será feita por um representante da Secretaria de Modalidades Especializadas do MEC e será composta por um integrante do Instituto Benjamin Constant, da Organização Nacional dos Cegos do Brasil e dos centros de Apoio Pedagógico à pessoa com Deficiência Visual de diferentes regiões brasileiras.

O governo federal tem levantado a bandeira dos deficientes físicos, liderada, principalmente, pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Nessa segunda-feira (15/07/2019), ela participou da contratação de novos servidores da Caixa, todos com algum tipo de deficiência física. Michelle, ao discursar, arrastou a cadeira para próximo da intérprete de Libras que acompanhava o evento.

“Saibam que vocês podem fazer a diferença”, comentou. Durante cerimônia, a esposa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ressaltou que o “grande desafio para inclusão está na transformação dos olhares”. “A mudança está na aceitação do próximo como profissional e não como deficiente”, destacou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?