metropoles.com

Chico Buarque processa Eduardo Leite e pede indenização de R$ 40 mil

O cantor pede que o governador retire o vídeo de circulação após citar o nome e utilizar imagens do artista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Metrópoles
eduardo leite 4
1 de 1 eduardo leite 4 - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O cantor e compositor Chico Buarque entrou na Justiça contra Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul. A defesa do artista alega que o político utilizou o nome e imagens do cantor em um vídeo que está sendo divulgado em suas redes sociais sem autorização do artista.

O advogado João Tancredo, representante de Buarque na ação, afirmou que eles buscam a retirada imediata do material da internet e indenização no valor de 40 salários mínimos. “Como o vídeo está circulando, a gente tinha que tomar uma providência imediata. Isso espalha como rastilho de pólvora”, disse.

Segundo o G1, o advogado também comentou que Leite fez uso político da obra e do nome de Chico Buarque, mas sem a autorização do artista.

“As pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência. O Chico Buarque é avesso a processo, e ele tem toda razão. O processo é uma coisa ruim, mas tem hora que não tem outra saída. Como a gente defende com unhas e dentes o estado democrático de direito, o caminho é o Judiciário”, declarou Tancredo.

No vídeo postado por Eduardo Leite no Twitter, no dia 4 de setembro, o político coloca as imagens do cantor com a legenda “Basta ver em Chico Buarque e Sergio Reis duas belezas musicais, não só duas escolhas políticas”. Na postagem, Leite também afirma que “está na hora de retomar as cores do Brasil”.

Em nota, a defesa do governador disse que o escritório jurídico que representa Chico Buarque tem todo o direito de buscar a justiça, mas que eles não teriam entendido o vídeo.

“Não houve nada do que foi alegado e nem desrespeito à imagem de quem quer que seja. E isso vai ficar claro na nossa contestação pois, ao assistir o vídeo completo, resta evidente que a citação ao nome de Chico Buarque está posta como artista e figura pública, não trazendo nenhuma utilização indevida ou distorcida de sua imagem, apenas ressaltando que na sua música, assim como na de Sérgio Reis, devem ser vistos dois estilos musicais, e não duas escolhas políticas, valorizando a necessidade de convivência harmoniosa”, diz a nota.

A defesa de Leite também afirma que “a ação é distorcida, alegando que o vídeo indicaria a adesão de Chico Buarque à campanha de Eduardo Leite, o que, evidentemente, não é o caso, inclusive por diferenças ideológicas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?