metropoles.com

Cármen Lúcia envia à PGR pedido para investigar Bolsonaro por racismo

Dois pedidos, encaminhados por partidos de oposição, falam de situações em que presidente se referiu a pessoas negras com “arrobas”

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016
1 de 1 Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia enviou, nesta quinta-feira (19/5), dois pedidos de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O procedimento é padrão e não significa que o mandatário está sendo investigado.

As solicitações, encaminhadas por parlamentares do PSol e do PCdoB, dizem respeito a declarações do presidente que associam o peso de um homem negro a arroba, unidade utilizada para medição de gado.

Na mais recente, em 12 de maio deste ano, um apoiador negro disse que quase foi levantado por uma multidão em um evento recente que contou com a presença do presidente.

O simpatizante é o presidente da Câmara Municipal de Holambra, em São Paulo, Mauro Sérgio de Oliveira, mais conhecido como Serjão. Bolsonaro, então, perguntou, aos risos: “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, né?”.

Sabia que eu já fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas”, emendou o presidente na sequência, se referindo a uma sentença judicial de 2017. No mesmo ano, Bolsonaro disse que esteve em uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Arroba é uma unidade de medida muito usada na pesagem de bovinos e suínos.

“Sabe-se que a arroba é uma unidade de medida de peso, equivalente a aproximadamente 15 quilogramas, utilizada majoritariamente a animais destinados ao consumo humano, o que revela a visão animalizada que Jair Messias Bolsonaro tem da população negra e que, na qualidade de presidente da República, a propaga”, argumenta a solicitação.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?