Carbono Oculto: Durigan diz que foco é na “asfixia financeira”

Ministro da Fazenda ressaltou que operação ataca centro financeiro das organizações criminosas. Operação tem alvos no PCC

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Diogo Zacarias/MF
Imagem colorida do então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, em entrevista à imprensa
1 de 1 Imagem colorida do então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, em entrevista à imprensa - Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta quinta-feira (28/5), que a nova fase da Operação Carbono Oculto foca na “asfixia financeira” das organizações criminosas.

A ação, deflagrada nesta quinta, tem como foco empresários e operadores suspeitos de manter esquema de lavagem de dinheiro ligado ao PCC dentro do mercado de combustíveis. A ação, é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Receita Federal.

“A gente espera avançar no combate ao crime organizado da maneira que importa, da maneira inteligente que é fazendo asfixia financeira, identificando as questões que abastecem, de fato, essa engranagem das organizações criminosas”, enfatizou Durigan.

Estão sendo cumpridos 55 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.Segundo os investigadores, o grupo continuou movimentando milhões mesmo após operações anteriores.

A suspeita é de que a organização tenha criado rede paralela de empresas e contas digitais para esconder recursos provenientes de adulteração de combustíveis, fraudes tributárias e outras atividades criminosas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações