metropoles.com

Brasil felicita presidente eleito da Bolívia e se diz disposto à cooperação

Nota oficial do Itamaraty foi publicada na noite de sexta. Luis Arce, o eleito, é do partido do ex-presidente Evo Morales

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Luis Arce
1 de 1 Luis Arce - Foto: Reprodução/Twitter

O governo brasileiro felicitou o novo presidente da Bolívia, Luis Arce, por sua eleição. Em nota do Itamaraty, o Brasil disse que “congratula-se com as forças políticas do país pelo respeito à vontade popular expressa nas urnas”.

Aliado do ex-presidente Evo Morales, do MAS (Movimento ao Socialismo), o novo presidente boliviano não é um aliado natural do governo brasileiro, mas a nota adota um tom conciliador.

“O Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos”, diz o comunicado.

A nota foi publicada depois das 22h da última sexta-feira (23/10) pelo Itamaraty e não foi repercutida pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em suas redes sociais. O presidente Jair Bolsonaro e seus ministros também têm ignorado o assunto desde o último dia 19 de outubro, quando a vitória de Arce foi reconhecida por seus adversários.

Desde então, líderes do mundo inteiro têm parabenizado o eleito. Entre os países que fazem fronteira com a Bolívia, o Brasil foi o último a se manifestar.

Veja a íntegra da nota:

O Governo brasileiro felicita os senhores Luis Alberto Arce Catacora e David Choquehuanca por sua eleição à Presidência e Vice-Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia e saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia, para cujo êxito contribuiu a atuação independente do Tribunal Supremo Eleitoral na contagem oficial dos votos, bem como a atitude democrática e construtiva do governo da Presidente Jeanine Áñez.

O Governo brasileiro congratula-se com as forças políticas do país pelo respeito à vontade popular expressa nas urnas. Reconhece, em particular, a importância da participação dos observadores independentes das missões que acompanharam a votação – da OEA, do Parlasul, da União Europeia, das Nações Unidas, da Uniore e do Instituto Carter Center – cujo escrutínio contribuiu para afiançar a legitimidade e transparência do pleito e garantir que fosse respeitado o desejo soberano do povo boliviano na escolha de seus dirigentes.

O Governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?