Apuração oficial confirma ampla vitória de Arce em eleições bolivianas

Pesquisa de boca de urna já apontava candidato como vencedor no primeiro turno. O Tribunal Supremo Eleitoral ainda não chancelou a vitória

Terminou nesta sexta-feira (23/10) a apuração oficial das urnas na eleição presidencial da Bolívia. O resultado confirmou uma ampla vitória do candidato Luis Arce, do MAS (Movimento ao Socialismo). Ele obteve 55,1% dos votos e foi eleito no primeiro turno, derrotando o ex-presidente Carlos Mesa.

Para ser eleito no primeiro turno na Bolívia, é necessário ter 50% mais um voto ou alcançar 40% dos votos e ter uma diferença de 10 pontos percentuais para o segundo colocado.

Arce ainda aguarda o Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia chancelar a vitória publicamente. Porém, ele não terá que aguardar muito, já que o tribunal informou vai anunciar às 18h (19h pelo horário de Brasília) desta sexta.


Na segunda-feira (19/10), uma pesquisa de boca de urna já reconhecia a vitória de Arce e os adversários políticos, inclusive, aceitaram a derrota. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, parabenizou Arce pela vitória na quarta-feira (21/10), durante uma entrevista em Washington.

A data da posse não foi definida, mas deve acontecer entre a primeira e a segunda semana de novembro.