metropoles.com

Bolsonaro sobre CPI da Petrobras: “Se não deve nada, investiga o cara”

Mandatário tem defendido a iniciativa depois do mais recente anúncio de aumento no preço dos combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Notícias do Brasil/Divulgação
jair bolsonaro cercadinho
1 de 1 jair bolsonaro cercadinho - Foto: Notícias do Brasil/Divulgação

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras na noite desta segunda-feira (20/6). O mandatário tem se colocado favorável à iniciativa depois do anúncio de mais um aumento no preço dos combustíveis.

Em conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada, o chefe do Executivo federal novamente definiu o preço praticado pela estatal como “um abuso” e afirmou: “Eu estou acertando uma CPI da Petrobras. ‘Ah, você que indicou o presidente’. Sim mas eu quero uma CPI. Por que não? Se não deve nada, investiga o cara.”

Bolsonaro disse, ainda, que “não precisava desse reajuste, nem do anterior”. De acordo com o presidente, a tentativa do governo federal de controlar o preço dos combustíveis tem o “forte apoio” do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e de partidos do Centrão.

Nesta segunda, Lira afirmou que não trabalhará contra a instalação de uma CPI destinada a investigar os lucros da Petrobras, bem como seus diretores, ex-presidente e conselho administrativo e fiscal.

A fala de Lira ocorreu após o parlamentar se reunir com líderes das bancadas para discutir alternativas ao novo aumento no preço anunciado pela estatal. Segundo o deputado, há um requerimento de autoria do Partido Liberal (PL) solicitando a instauração do colegiado. Ele defendeu que analisará, antes, os requisitos regimentais do requerimento.

“Os partidos estão, cada um, com seu convencimento para dar respaldo ou não a esse pedido. CPI é algo lícito, normal. Com relação a isso, temos o regimento a cumprir”, disse, indicando que, uma vez em conformidade com o mínimo de assinaturas (171 deputados) e demais requisitos, a CPI da Petrobras “terá a devida instalação”.

Renúncia

Também nesta segunda, o atual presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo. O novo indicado, Caio Mario Paes de Andrade, pode assumir o posto ainda nesta semana.

O conselho de administração escolheu como presidente interino da estatal Fernando Borges, atual diretor-executivo de Exploração e Produção da empresa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?