metropoles.com

Associação de peritos do INSS libera trabalho em mais 15 agências

Entidade que representa os médicos peritos está vistoriando agências e já havia liberado 87 para a volta do atendimento presencial

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

Reabertas desde segunda-feira da semana passada (14/9), as agências do INSS ainda estão oferecendo de maneira incipiente e instável um dos serviços mais procurados, a perícia médica. Alegando preocupações sanitárias com o coronavírus, os peritos não foram trabalhar nos primeiros dias e, nesta semana, a instituição que os representa, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, começou a realizar vistorias nas agências.

Foram 108 vistorias na segunda (21/9), liberando a volta ao trabalho em 87 delas, e mais 15 vistorias nesta terça (22/9), que consideraram todas as 15 agências visitadas aptas, mas três com restrições que serão comunicadas à presidência do Instituto Nacional do Seguro Social.

Das 15 visitas feitas hoje, uma foi em Araraquara, no interior de São Paulo; uma no Rio de Janeiro; três em Minas Gerais; três no Espírito Santo; uma em Blumenau (SC); uma em São Luiz (MA); e cinco no Ceará.

Foram consideradas aptas, mas com restrições, a de Blumenau, a de Fortaleza Sul e a de Fortaleza Centro.

0

 

Embate

A direção do INSS vive um embate com os peritos e exige a volta deles ao trabalho. Para o órgão, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais não tem prerrogativa legal de fazer vistorias nas agências e as visitas estão sendo permitidas por uma questão de transparência.

O INSS afirma estar seguindo protocolos de segurança indicados pelo Ministério da Saúde nessa fase de reabertura dos postos  físicos após seis meses de fechamento imposto pela pandemia de coronavírus.

Compartilhar notícia