metropoles.com

Araraquara inicia 2º confinamento neste domingo para evitar nova onda

A cidade do interior paulista fez um lockdown de 10 dias entre fevereiro e março de 2021. Os casos de Covid-19 voltaram a crescer em maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Movimentação nas ruas de Araraquara
1 de 1 Movimentação nas ruas de Araraquara - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Após registrar aumento nos casos de Covid-19, a cidade de Araraquara, a 273 km de São Paulo, inicia neste domingo (20/6) um novo confinamento para barrar o avanço da doença. O anúncio foi feito na última semana, depois de o município ultrapassar, pelo terceiro dia consecutivo, os índices de Covid-19 que estabelecem o fechamento das atividades econômicas.

Segundo a prefeitura, as medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença e evitar um colapso na saúde vão durar 180 horas e seguem até a 0h do próximo domingo (27/6).

Outras cidades da região, como Américo Brasiliense e Santa Lúcia, também adotaram a restrição máxima.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), determinou restrição nas medidas após quase quatro meses do primeiro lockdown. Em fevereiro, a cidade foi a primeira do país a ter 10 dias de confinamento.

Durante o confinamento, Araraquara fecha os serviços não essenciais, suspende o transporte coletivo e restringe a circulação de moradores. A vacinação contra Covid-19 continua normalmente. Supermercados ficarão fechados por 66 horas, mas estão liberados para o sistema delivery.

Como funcionou

No fim de abril, a reportagem do Metrópoles visitou Araraquara para saber como a cidade se comportava após o primeiro lockdown, de 21 de fevereiro a 2 de março. Naquela ocasião, os índices de Covid-19 estavam em baixa, com dias em que o registro de mortes era zero.

Araraquara tem mais de 238 mil habitantes e soma 24.373 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia. Até o momento, 488 pessoas perderam a vida para a doença na cidade.

Os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) estão com ocupação de 88%, já os de enfermaria alcançaram a marca de 63%. Hoje, 202 pacientes estão internados. Destes, 102 casos estão em enfermaria, sendo 1 suspeito e 101 confirmados, e 100 estão em UTI; 1 suspeito 99 confirmados. Os dados são do último boletim epidemiológico, divulgado no sábado (19/6).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?