metropoles.com

Após Monique Medeiros deixar presídio, Jairinho também pede liberdade

Advogados argumentam que ex-vereador, acusado de matar enteado Henry, é “uma pessoa com vínculos familiares sólidos” e “pai”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
jairinho_preso
1 de 1 jairinho_preso - Foto: Reprodução

Motivados pela soltura de Monique Medeiros, que deixou presídio no Rio de Janeiro na última segunda-feira (29/8), os advogados de Jairo de Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho, pediram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a extensão dos benefícios ao ex-vereador.

No habeas corpus, a defesa solicita que o acusado, preso preventivamente, tenha os mesmos benefícios concedidos à mãe de Henry. Ou seja, que Jairinho também tenha a prisão revogada e responda o processo em liberdade.

0

O ex-vereador e Monique são acusados de torturar e matar Henry Borel, filho dela, em março de 2021. A criança morreu por hemorragia interna e laceração hepática provocada por ação contundente.

O que diz a defesa de Jairinho

Na decisão que revoga a prisão de Monique, o ministro João Otávio de Noronha afirma ausência de “fundamentos idôneos e suficientes que justifiquem a manutenção da custódia cautelar da paciente”. Diante disso, os advogados de Jairo argumentam que, em nenhum momento, o STJ estabeleceu distinção para os dois, e que ambos estão em situação igual.

Ainda segundo o documento, assim como a antiga namorada Monique, o ex-vereador foi alvo de “constrangimento ilegal”, uma vez que os elementos contidos na decisão liminar são de caráter objetivo.

Em outro trecho, o texto diz que Jairinho é “uma pessoa com vínculos familiares sólidos, responsável financeiro e emocional por dois filhos menores, sendo um autista, e pai de um filho maior de idade”.

MPRJ recorre

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou com um recurso, nessa terça-feira (30/8), para que a ré volte para a cadeia. No despacho, o MP alega que o ministro liberou Monique sem sequer impor outras medidas cautelares.

Já na quarta (31/8), foi a vez de Leniel Borel, pai do menino Henry, tentar recorrer contra a soltura da acusada.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?