Após atingir 19% da área do parque, fogo é controlado em Terra Ronca

Parque localizado no nordeste goiano, conhecido pelas grutas e cavernas, teve mais de 11 mil hectares consumidos pelo fogo

atualizado 26/09/2021 13:05

incêndio florestal atinge parque terra ronca, em goiásCBMGO

Goiânia – O incêndio florestal que atingia o Parque Estadual Terra Ronca, em Goiás, foi controlado pelas equipes que atuaram na contenção das chamas. Mais de 11 mil hectares da área do parque foram atingidos, o que equivale a 19% do total.

Conhecido pelas dezenas de cavernas, com visual exuberante, Terra Ronca foi acometido pelo fogo no mesmo momento que a região da Chapada dos Veadeiros. O parque fica em São Domingos, município do nordeste goiano.

0

A situação no local chegou a ser considerada desesperadora, devido ao avanço rápido da linha do fogo. Com temperaturas elevadas, forte vento e umidade baixa, as chamas aceleraram a destruição da vegetação.

O trabalho da força-tarefa, constituída por bombeiros e brigadistas, demorou cerca de 10 dias para ter o controle total das chamas.

A chegada da chuva a Goiás, registrada nos últimos dias, além de suavizar a sensação de calor e umidade extrema, ajudou as equipes, tanto em Terra Ronca, quanto na Chapada dos Veadeiros, a concluir o trabalho.

Na Chapada, bombeiros e brigadistas comemorar os pingos d’água que caíram do céu, especialmente em Alto Paraíso de Goiás, onde havia registros de focos de incêndio sucessivos, desde o dia 12/9.

Últimas notícias