metropoles.com

Anvisa recebe pedido para uso da Coronavac em menores de 18 anos

Até agora, apenas a vacina da Pfizer foi aprovada para menores de 18 anos pela agência reguladora

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19
1 de 1 Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Anvisa recebeu, nesta sexta-feira  (30/7), solicitação do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. O objetivo é incluir público de 3 a 17 anos na bula do imunizante.

A Coronavac só está autorizada para uso emergencial no Brasil em pessoas com 18 anos de idade ou mais. De acordo com a Anvisa, a inclusão de uma nova faixa etária deve ser feita pelo laboratório responsável pela vacina.

“Para incluir novos públicos na bula, o laboratório precisa conduzir estudos demonstrando a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países”, diz a Anvisa. “No caso da Coronavac, os estudos foram conduzidos fora do Brasil.”

Até agora, apenas a vacina da Pfizer está aprovada para menores de 18 anos pela agência reguladora. O imunizante tem indicação para pacientes a partir dos 12 anos.

Já o laboratório Janssen recebeu autorização da agência para realizar ensaios da vacina em crianças e adolescentes. Os estudos ainda estão em condução.

Calendário

Na última terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo pretende começar a vacinação de adolescentes no segundo semestre, logo após toda a população vacinável ter recebido ao menos uma dose do imunizante.

O plano é começar pelos brasileiros de 12 a 17 anos. Os primeiros a serem vacinados serão os indivíduos com comorbidade.

Em algumas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS), Niterói (RJ) e Guajará-Mirim (RO), os adolescentes já começaram a ser imunizados. No calendário da cidade de São Paulo, a vacinação do público é prevista para começar em 18 de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?