Anvisa põe autotestes e Coronavac para crianças na pauta de definições

Reuniões públicas ocorrem nestas quarta (19/1) e quinta-feira (20/1). Haverá transmissão pelo YouTube

atualizado 18/01/2022 21:27

autoteste de covid-19Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará duas reuniões nesta semana com temas importantes para o combate da pandemia da Covid-19 no país. Nesta quarta-feira (19/1), a agência delibera, em reunião extraordinária pública, a autorização e viabilidade de comercialização direta ao consumidor dos autotestes para Covid-19.

O Ministério da Saúde enviou, na última sexta (13/1), nota técnica para a agência reguladora em que solicita a liberação do uso de autotestes.

O exame será usado, de acordo com a pasta, como “estratégia de triagem”. Com a regulamentação do procedimento, indivíduos que apresentam sintomas ou tenham sido expostos ao vírus Sars-CoV-2 poderão realizar o exame.

Na quinta (20/1), será o momento de discutir a utilização da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, em crianças. A agência tem realizado, desde a apresentação do pedido, reuniões com especialistas e representantes das empresas responsáveis pelo imunizante.

O Butantan pediu à Anvisa, no dia 15 de dezembro, a autorização do uso emergencial da Coronavac em crianças.

O Ministério da Saúde admite que estuda usar outras vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, para ampliar a imunização infantil contra a enfermidade. A medida, contudo, depende do aval da Anvisa.

Nesta quarta, a reunião para deliberar sobre autotestes está prevista para 15h. Já a discussão sobre o uso da Coronavac em crianças começará no dia seguinte, a partir das 10h. A reunião é transmitida no canal da Anvisa no YouTube.

Mais lidas
Últimas notícias