Anta bebê que havia sobrevivido ao fogo morre após complicações em GO

Filhote foi resgatado com 40% do corpo queimado e praticamente cego, mas não resistiu. “Muito triste”, diz biólogo voluntário

atualizado 21/07/2021 13:29

Filhote anta parque emasAirton Katsuyama

O filhote de anta que foi resgatado depois de um incêndio no Parque Nacional das Emas morreu nesta quarta-feira (21/7). O animal chegou a recuperar parte da visão, comprometida pelo fogo, mas teve complicações.

Voluntários que cuidavam da saúde do bebê anta contam que fizeram de tudo que estava ao alcance, mas devido à gravidade, não foi possível reverter o quadro. O filhote entrou em coma, depois de sofrer com problemas de mobilidade, cólicas e dor. O frio piorou a situação.

“O que nos acalenta é que agora ele não está mais sofrendo, não sente mais dor. Mas é muito triste perder um paciente que lutou com todas as forças, sofreu e viu que estávamos lá para ajudar”, escreveu o biólogo Airton Katsuyama em suas redes sociais.

Luta pela vida

O bebê anta foi encontrado em um canavial no dia 15/7. O filhote foi resgatado por voluntários do Instituto Ayumi Aventureira, de Mineiros (GO). Katsuyama disse que as chances do animal sobreviver era de cerca de 5%.

Na última segunda-feira (19/7), o animal chegou a enxergar parcialmente e passou a comer sólidos. A recuperação entusiasmou a equipe que cuidava do filhote, mas ainda assim o estado de saúde era crítico.

O Parque das Emas, no extremo sudoeste de Goiás, teve mais de 20% do seu território destruído pelas chamas. O incêndio já foi controlado. A suspeita é que o fogo começou durante o uso de fogo controlado para fazer aceiros em pontos estratégicos do parque.

0

Mais lidas
Últimas notícias