metropoles.com

Anac diz que aeronave de Boechat não poderia transportar passageiros

Helicóptero tinha permissão apenas para aeroreportagem e aerofilmagem e, por isso, um processo administrativo foi aberto

atualizado

Compartilhar notícia

MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADAO CONTEUDO
Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicÛptero
1 de 1 Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicÛptero - Foto: MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADAO CONTEUDO

Responsável pelo helicóptero que caiu ao transportar o jornalista Ricardo Boechat, a RQ Serviços Aéreos Especializados LTDA não tinha autorização para carregar passageiros, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa estava certificada apenas para “prestar Serviços Aéreos Especializados (SAE)”, que incluem aerofotografia, aeroreportagem e aerofilmagem. A revelação é do jornal Folha de S. Paulo.

“Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado durante o acidente”, destacou a agência reguladora.

Embora a Anac suspeite da irregularidade da operação, a aeronave fabricada no 1975, na fabricante Bell Helicopter, estava com a situação regularizada no órgão. O certificado do helicóptero prefixo PT-HTG tinha validade até o ano de 2023.

Confira o documento:

Reprodução / ANAC

Acidente 
O jornalista Ricardo Boechat morreu aos 66 anos em um acidente de helicóptero na tarde desta segunda-feira (11/2). A aeronave fez um pouso de emergência e foi atingida por um caminhão no Rodoanel, na região norte da cidade de São Paulo. Além do âncora, o piloto Ronaldo Quattrucci, que comandava o voo, também faleceu.

revelação de que o jornalista tinha morrido foi feita ao vivo na Rádio Band. A repórter Sheila Magalhães ficou responsável por dar a tragédia. “Boechat apresentou o noticiário da Band News logo pela manhã, esteve em Campinas para um evento de um laboratório farmacêutico, foi a bordo de um helicóptero, acompanhado de um piloto”, descreveu. “Ele pegou o helicóptero por volta das 11h50 da manhã e pousaria no Grupo Bandeirantes por volta de 12h15, o que não aconteceu”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?