metropoles.com

Secretária: “Vacinas vencidas salvariam vidas de internados em 2023”

Ethel Maciel disse ao Blog do Noblat que governo Bolsonaro omitiu à gestão Lula do vencimento de vacinas, que estão sendo incineradas

atualizado

Compartilhar notícia

Walterson Rosa/MS
ethel maciel ministério da saúde
1 de 1 ethel maciel ministério da saúde - Foto: Walterson Rosa/MS

O descaso do governo Bolsonaro com a Covid-19 fez com que quase 40 milhões de doses da vacina venceram e foram para a incineração. Uma revelação que chegou ao público nesta semana.

Em entrevista ao Blog do Noblat, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que pessoas que contraíram o vírus e foram internadas em 2023 e estão morrendo poderiam ter suas vidas salvas se essas unidades descartadas tivessem sido aplicadas.

“Sobre essas quase 40 milhões de doses (38,9 milhões). Muitas pessoas internadas ainda em 2023 estão morrendo agora porque não estão com a dose mínima, a de três doses. Tínhamos vacina para isso. Isso que é triste. A ausência de preocupação de não fazer a vacina chegar a população nos colocou nessa situação” – disse Ethel Maciel ao blog, durante lançamento da Frente em Defesa da Vacina, esta semana, na Câmara dos Deputados.

A secretária informou ainda que o governo passado não comunicou à nova gestão sobre as vacinas que estavam prestes a vencer.

“Na transição do governo, não obtivemos essa informação. Estava sob sigilo. Só ficamos sabendo das vacinas para vencer nas primeiras semanas de governo. Outra estão com vencimento muito próximo. Não tem nem como distribuir para estados e municípios. Até chegar nos municípios demora. E tem os mais distantes ainda, que dificulta”.

Ethel Maciel disse que agora há um Programa Nacional de Imunizações (PNI), que irá organizar o sistema.

“Antes, não tinha esse alinhamento, vamos usar essa palavra, entre governo, estados e municípios. Cada um fez a campanha de um jeito. Agora, com os secretários estaduais e municipais de saúde, estamos fazendo esse alinhamento para que todos façamos de forma semelhante, para não confundir a população. Agora, a vacina vai chegar à população, nas escolas, nos shoppings, nos terminais rodoviários”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?

Notificações