metropoles.com

Sob uma chuva de mísseis, Bolsonaro dificilmente escapará à prisão

Avançam as investigações da Polícia Federal, agora com a ajuda do FBI

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
ex-presidente Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Federal 9
1 de 1 ex-presidente Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Federal 9 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Inelegível por oito anos, ele já está. Quem mandou usar o Palácio do Planalto e a tv estatal em julho de 2022 para tentar desacreditar o sistema eleitoral brasileiro em reunião com dezenas de embaixadores estrangeiros?  Foi crime de abuso do poder político.

Se ficasse só por aí, Bolsonaro sairia no lucro, mas não. É acusado por outros crimes e a cortina começa a cair sobre ele. Tem o caso das joias, o da falsificação de atestados de vacinação contra a Covid-19, e o das tentativas de golpe que fracassaram.

A Polícia Federal (PF) vai receber informações de autoridades americanas e está autorizada a realizar diligências nos Estados Unidos na investigação do esquema ilegal de vendas de joias. O Federal Bureau of Investigation (FBI) vai colaborar com ela.

O acordo com o Departamento de Justiça Americano prevê que agentes da PF sigam para os Estados Unidos e façam diligências em joalherias. Também será possível ouvir depoimentos e reunir informações de quebras de sigilo de contas no exterior.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante-de-ordem de Bolsonaro, revelou em delação premiada que partiu de Bolsonaro a ordem para fraudar os certificados de vacinas para ele e sua filha Laura. Os certificados foram entregues a Bolsonaro por Mauro Cid.

Mauro Cid também confirmou que Bolsonaro atuou na discussão sobre um decreto golpista para impedir a troca de governo após as eleições de 2022, e até pediu alteração em uma minuta de documento que determinava a prisão de autoridades.

Bolsonaro jamais acreditou que Mauro Cid contaria tudo isso à PF. Está perplexo. Desmoronou sua última barreira de proteção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?