Ser ou não ser bolsonarista, eis a questão de Tarcísio e do Centrão

Um pedágio caro de pagar

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/ Presidência
Tarcísio e Bolsonaro em agenda em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Tarcísio e Bolsonaro em agenda em São Paulo - Metrópoles - Foto: Alan Santos/ Presidência

Em um Estado historicamente conservador como São Paulo, possivelmente é uma vantagem para Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentar-se como bolsonarista de berço, embora não de ideias radicais. Foi assim, afinal, que ele se elegeu governador em 2022, e poderá se reeleger no próximo ano.

Fora dali, porém, se candidato a presidente, Tarcísio enfrentará dificuldades. Tanto mais porque Bolsonaro foi condenado e está preso, impedido de participar mesmo que indiretamente de atividades políticas. Desde já, o PL, seu partido, quebra a cabeça para evitar que ele desapareça por completo.

Tarcísio teme a pecha de traidor caso fosse obrigado a esconder suas estreitas ligações com Bolsonaro. Aprendeu na época em que foi militar que um soldado não abandona o outro ferido ou morto em campo de batalha. Ajuda-o na retirada. Ou ajuda a recolher seu corpo para proporcionar-lhe um enterro digno.

Não bastasse, Tarcísio faz questão de renovar a promessa de indultar Bolsonaro se um dia como presidente subir a rampa do Palácio do Planalto. Isso lhe será cobrado à exaustão ao longo da campanha por seus adversários, e lhe custará muitos votos país afora. Esse, portanto, é seu principal dilema.

É também o dilema do Centrão, que gostaria de dar as costas a Bolsonaro, mas não pode, porque depende dos votos dele para derrotar Lula e eleger seus candidatos nos demais Estados. Goste-se ou não, foi Bolsonaro que inventou a direita que hoje bate no peito orgulhosa e se assume como tal. Antes, sentinha vergonha.

A direita direita terá de pagar algum tipo de pedágio a Bolsonaro. Seria um suicídio político ignorá-lo. Ela sabe. Só não sabe ainda como fará sem ter que arcar com tantos danos.

A esquerda não deixará que Bolsonaro saia de cena. Para vencer ou não se dar tão mal, ela também precisa dele algemado a uma tornozeleira. A Inteligência Artificial se encarregará do resto.

 

Todas as Colunas do Blog do Noblat no Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?