metropoles.com

PSDB consegue perder eleição que disputava sozinho

Quem se candidata a ser a base da terceira via para enfrentar Lula e Bolsonaro no ano que vem?

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
PSDB Prévias
1 de 1 PSDB Prévias - Foto: Reprodução

Melhor já irem se acostumando com o naufrágio do PSDB depois da tentativa malsucedida de apresentar-se como a única via possível para evitar a escolha do próximo presidente da República entre Lula e Bolsonaro. Quem confiará em um partido que sequer consegue votar em seus próprios candidatos?

Não é sobre o aplicativo que deu tilt, mas sobre o partido que deu. Erros em aplicativos se corrigem ou então troca-se de aplicativo. Erros cometidos por um partido, se não corrigidos a tempo, acabam por implodi-lo. Eleição se ganha e perde-se, é jogo jogado. Alguma coisa sempre se aprende com isso.

O PSDB nada aprendeu com as eleições presidenciais dos últimos 19 anos, e nada esqueceu. Não aprendeu a mais elementar das lições: rachado, partido não vence. Aconteceu em 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Tem tudo para acontecer ano que vem, não importa qual seja o candidato, João Doria ou Eduardo Leite.

Eleição primária é um instrumento moderno, democrático e transparente de escolha de candidatos. Serve para superar eventuais divergências e promover a conciliação interna ante uma batalha sangrenta que se aproxima. Então, adversários pontuais dão-se as mãos para enfrentar o inimigo comum. Vida que segue.

O instrumento da eleição primária foi escrachado e logo pelo partido que tinha a fama de ser o mais contemporâneo entre os  33 que enfeitam a democracia em construção por aqui. A fantasia da cordialidade vestida em conjunto pelos que disputam a indicação para candidato está rota e não tem mais como ser remendada.

Leite acusa Doria de comprar votos para se eleger e ameaça não reconhecer a derrota anunciada. Doria acusa Leite de querer melar a eleição porque está fadado a perdê-la. Arthur Virgílio acusa Leite de estar a serviço do deputado Aécio Neves que é um bolsonarista enrustido. Aécio acusa Arthur de ser um político insignificante.

Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, assiste calado e à distância ao suicídio coletivo do partido. Está pronto para votar em Lula se só lhe restar essa opção para livrar o Brasil de Bolsonaro. Geraldo Alckmin, a assinatura de número 7 da ata de fundação do PSDB, está de malas prontas para deixá-lo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?