O que une Ana Paula do Vôlei, Pazuello de jaleco e Bolsonaro, o Mito

A ex-jogadora aconselhou o presidente a suspender a vacinação de adolescentes; o ministro Queiroga, da Saúde, obedeceu sem discutir

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Cerimônia de Liberação de Recursos para Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Covid-19, no palácio do planalto marcelo queiroga e presidente bolsonaro 4
1 de 1 Cerimônia de Liberação de Recursos para Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Covid-19, no palácio do planalto marcelo queiroga e presidente bolsonaro 4 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O brasileiro não foi o único a errar, mas disparado foi o governo que mais se destacou no planeta ao sabotar o combate à Covid-19. Sem estudos científicos que justificassem suas escolhas, apostou na imunidade coletiva, prescreveu drogas sem eficácia comprovada para tratamento da doença e adiou a compra de vacinas.

Por imunidade coletiva, entenda-se: a epidemia só chegaria ao fim depois que 70% da população fossem contaminadas. Não havia o que fazer. A saída era conceder passe livre ao coronavírus, deixando morrer quem tivesse de morrer. Morreram até ontem 589.744 pessoas. Passou de 21 milhões o número de infectados.

Agora, o governo suspendeu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos autorizada por ele desde julho. O presidente Jair Bolsonaro, que pouco trabalha, ouviu numa emissora de rádio o comentário de Ana Paula do Vôlei contra a imunização de jovens. Então ligou para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e mandou suspender.

Quem é Ana Paula do Vôlei na fila do pão? Comentarista do programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, foi jogadora da Seleção Brasileira que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, Estados Unidos. Às quintas-feiras, a live semanal de Bolsonaro é um puxadinho do programa.

Um governo em avançado processo de decomposição manda pouco ou quase nada. Dezessete capitais estaduais e o Distrito Federal mantiveram a vacinação de adolescentes contra a Covid e simplesmente ignoraram a nova orientação do Ministério da Saúde, alvo de severas e indignadas críticas de epidemiologistas.

A microbiologista Natalia Pasternak chamou Queiroga de “Pazuello de jaleco”, em referência ao general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, de triste memória. Pasternak afirmou que a justificativa de Queiroga para suspender a aplicação dos imunizantes é “de cair o orifício retal das nádegas”. E garantiu:

“Os adolescentes não correm risco nenhum. A vacina da Pfizer é segura, foi aprovada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e a FDA [uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos]. Está sendo usada no mundo inteiro”.

Em reunião na sexta-feira, membros da Câmara Técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde exigiram mudança de posição e retratação de Queiroga. Querem que seja dito publicamente que a Câmara não foi consultada sobre a suspensão. Caso isso não ocorra, ameaçam entregar seus cargos.

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou que apenas 0,001% dos 2,4 milhões adolescentes vacinados contra o vírus no Estado teve algum efeito adverso por causa da vacina. O único que morreu sofria de uma doença autoimune de nome Púrpura Trombótica Trombocitopênica.

Meter os pés pelas mãos ou dar tiros no pé é uma especialidade de Bolsonaro, o maior opositor do seu governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?