metropoles.com

Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, peça para sair

Orçamento do setor foi reduzido em 99%

atualizado

Compartilhar notícia

marcos-pontes-ministro
1 de 1 marcos-pontes-ministro - Foto: null

Quando soube que, a pedido do ministro Paulo Guedes, da Economia, o Congresso reduzira a pó o orçamento de sua pasta, o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovação, falou em pedir demissão. No dia seguinte, disse que ficaria no cargo em consideração aos jovens cientistas que precisam dele.

Ontem, voltou a reclamar – desta vez em mensagem postada no Twitter:

Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”.

E se não for corrigido, e muito menos urgentemente? O que pesará mais: sua consideração pelos jovens cientistas ou seu apego ao emprego? Antes, ele era apenas lembrado como o primeiro e único astronauta brasileiro até aqui. Dava palestras e vendia um bonequinho onde aparecia em trajes de astronauta.

Preocupado em agradar a Força Aérea depois de tanto agradar o Exército e a Marinha na montagem do seu governo, o presidente Jair Bolsonaro lembrou-se de Pontes e o escalou para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Mas de que adianta ser ministro e não ter dinheiro para gastar e investir?

Do ministério foram retirados 600 milhões de reais para uso em outras áreas. O ministério ficou apenas com 89,8 milhões. Os recursos específicos para projetos de ciência e tecnologia caíram de 655,4 milhões para 7,2 milhões. Dá para nada, a não ser para revelar o apreço que o governo tem pela ciência e tecnologia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?