metropoles.com

Mais um ferido abandonado por Bolsonaro no campo de batalha

Cassação à vista por quebra de decoro parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
O senador Marcos Do Val
1 de 1 O senador Marcos Do Val - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O senador Marcos do Val (Podemos-ES), alvo de operação da Polícia Federal no dia em que completou 52 anos, é mais um ferido abandonado por Bolsonaro no campo de batalha. Corre o risco de ser cassado pelos colegas por quebra de decoro parlamentar.

Até ontem à noite, nem Bolsonaro, nem seus filhos disseram uma só palavra a seu favor. Nada de pessoal contra ele. Em tempos de barata voa, os Bolsonaro não socorrem ninguém e tratam de tentar salvar a própria pele. Sempre agiram assim, e não mudarão.

Do Val é investigado pelos crimes de divulgação de documento confidencial, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As penas máximas para esses delitos, somadas, alcançam 31 anos.

No depoimento que deu à Polícia Federal, no dia 2 de fevereiro, Do Val confirmou que Bolsonaro pediu-lhe uma resposta sobre o que achava de uma conspiração golpista. O plano foi apresentado a ele em reunião no Palácio do Alvorada no dia 9 de dezembro último.

“O único momento em que o ex-presidente se manifestou foi quando o depoente [Do Val] lhe disse que precisaria de alguns dias para dar a resposta. [Então] o ex-presidente respondeu que aguardaria”, segundo consta nos anais da Polícia Federal.

Do Val disse que Bolsonaro permaneceu em silêncio durante toda a exposição da conspiração feita pelo então deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), não demonstrando contrariedade ou negando o plano de golpe. Talvez temesse estar sendo gravado.

O objetivo do golpe, revelou Do Val, era “invalidar as eleições, manter o ex-presidente no poder e prender Alexandre de Moraes”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?