metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – Datafolha: cai chance de Lula se reeleger no 1º turno

Lula disputaria 2º turno contra Serra, FHC ou Alckmin

atualizado

Compartilhar notícia

Orlando Brito
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Orlando Brito

Se a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria que enfrentar um segundo turno, caso o candidato do PSDB fosse o prefeito de São Paulo, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Os dados são

A pesquisa utilizou quatro cenários eleitorais, alternando o candidato tucano. O percentual de intenção de voto do presidente Lula cai de quatro a seis pontos percentuais em relação a dezembro passado em todos os quatro cenários, incluindo o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB.

Na pesquisa, realizada em todo o país nos dias 31 de maio e 1º de junho, Lula tem menos vantagem quando o candidato tucano é Serra. Nesse caso, ele tem 36%, contra 26% do prefeito. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os demais candidatos mencionados na pesquisa são Anthony Garotinho (PMDB), em terceiro lugar, com 10%; Cesar Maia (PFL), com 5%; Heloísa Helena (PSOL) com 3%; e Roberto Mangabeira Unger, com 1% – ele poderia ser candidato pelo PDT. Outros 12% disseram que votariam em branco ou nulo e 7% afirmaram estar indecisos.

Sem especificar um adversário para o presidente Lula, ele mantém-se em primeiro na resposta espontânea, com 23% das intenções de voto –uma oscilação de dois pontos para baixo em relação a dezembro.

 

(Publicado aqui em 5 de julho de 2005)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?