Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Causa nojo a indiferença de Bolsonaro pela morte dos outros

Sabem quantas vezes em três anos o presidente decretou luto oficial no país?

02/01/2022 06:00, atualizado 02/01/2022 08:20
Reprodução/Facebook
Bolsonaro dirige jet ski em SC

A levar-se em conta a lei não escrita, mas respeitada pelos presidentes do Brasil desde a época da ditadura militar, é decretado luto oficial no país quando morrem pessoas de relevância, ou quando ocorrem mortes que causem comoção.

Em três anos de governo, segundo levantamento publicado pelo jornal O Globo, Bolsonaro só decretou luto oficial uma vez: por ocasião da morte de Marco Maciel, duas vezes vice-presidente da República, vítima da Covid-19 e de outro males.

João Gilberto, o criador da Bossa Nova reverenciado no mundo inteiro, os atores Tarcísio Meira e Paulo Gustavo, a cantora Marília Mendonça morreram e Bolsonaro não decretou luto oficial. Sem falar dos mais de 620 mil mortos pela pandemia.

Em 2 anos de governo, Michel Temer decretou luto oficial 5 vezes. Em 5 anos e meio, Dilma Rousseff decretou 10 vezes. Em 8 anos, Lula decretou 22 vezes, inclusive quando morreu o senador Romeu Tuma, seu carcereiro em São Paulo no início dos anos 1980.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Lula também decretou luto oficial quando morreu Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o tinha derrotado duas vezes no primeiro turno das eleições de 1994 e 1998. Os dois foram amigos, deixaram de ser, voltaram a ser.

O estouro da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, matou 300 pessoas, desabrigou milhares, comoveu o país, mas não a Bolsonaro. Decretar luto oficial nada custa. Requer apenas a assinatura do presidente e sua publicação no Diário Oficial.

Nada deveria espantar ao ver Bolsonaro a passear de lancha e de jet ski pelos mares de São Paulo e de Santa Catarina e a dançar funk enquanto chuvas torrenciais caíam sobre a Bahia. Ele é assim, sempre foi e não dá sinais de que mudará.

Votou nele quem quis. Só não vale dizer que votará outra vez enganado.