metropoles.com

Bolsonaro e Weintraub, os enjeitados pelos partidos

Procura-se quem queira os passes do presidente da República e do seu ex-ministro belicoso da Educação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cerimônia de Posse do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub e o presidente Bolsonaro
1 de 1 Cerimônia de Posse do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub e o presidente Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Se tudo tivesse dado certo como desejava e previa o presidente Jair Bolsonaro, a essa altura do ano ele já teria um partido para chamar de seu. De preferência, integralmente seu, onde pudesse mandar de uma ponta a outra. Se não, pelo menos em parte.

Em parte, quer dizer: o dinheiro do fundo partidário sob seu controle, os diretórios dos grandes Estados também, e a permissão para que fossem privilegiados nomes indicados por ele em Estados menores. Era assim que ele pensava.

Não deu até aqui. Poucas portas se lhe abriram, e a mais recente delas, a do partido de nome Patriota, fechou-se – temporariamente ou para sempre, ninguém sabe. Uma banda do Patriota cedeu a todas as exigências de Bolsonaro, a outra as rejeitou.

Vida dura, essa de Bolsonaro. Mas não só a dele. Por considerá-lo “um extremista”, e não querer aproximar-se de Bolsonaro, Daniel Tourinho, presidente do PTC, bateu com a porta do seu partido na cara de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação.

Weintraub perdeu o emprego no governo depois de sugerir a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Como não pôde mantê-lo no cargo, Bolsonaro premiou-o com a indicação para uma diretoria do Banco Mundial, em Washington.

Emprego de primeira classe, que paga em dólar. Para driblar o risco de ser preso porque estava sendo processado, Weintraub conseguiu entrar nos Estados Unidos usando passaporte diplomático ao qual já não teria direito. Sujeito esperto!

Mas a saudade do Brasil tem sido grande para ele, bem como o desejo de aproveitar a fama que ganhou entre os bolsonaristas de raiz candidatando-se nas eleições do próximo ano. Talvez ao governo de São Paulo, talvez a deputado federal.

Pelo PTC, segundo Tourinho, nem pensar!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?

Notificações