metropoles.com

Ainda bem que Bolsonaro foi à Rússia e acalmou Vladimir Putin…

A reação do presidente russo poderia ter sido pior, quem sabe

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Bolsonaro e Putin seguem juntos para o salão Ekaterina do Kremlin, em Moscou. O salão é claro e os dois presidentes usam roupas escuras, sem uso de máscara - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e Putin seguem juntos para o salão Ekaterina do Kremlin, em Moscou. O salão é claro e os dois presidentes usam roupas escuras, sem uso de máscara - Metrópoles - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro, de volta de sua viagem relâmpago à Rússia na semana passada, disse que, coincidência ou não, foi só ele pôr os pés em Moscou para que Vladimir Putin anunciasse a retirada de parte de suas tropas que ameaçavam invadir a Ucrânia.

Mentiu. Putin mandou mais soldados para o cerco ao seu vizinho. E, ontem, reconheceu a independência de duas regiões da Ucrânia controladas por separatistas pró-Rússia. Poucas horas depois, enviou soldados para lá com a suposta missão de pacificar a área.

Seria o caso de perguntar a Bolsonaro se ele não estaria disposto a renovar a “solidariedade” que prestou a Putin ao reunir-se com ele no Kremlin… Os brasileiros têm direito de saber disso. A resposta de Bolsonaro interessa também à Europa e aos Estados Unidos.

O presidente da Ucrânia era um cômico de sucesso na televisão do seu país. Como presidente, revelou-se um desastre. Bolsonaro, antes de se eleger presidente, nem graça tinha, por mais que se esforçasse. Ele e o ucraniano são presidentes acidentais.

Bolsonaro, pelo menos, revelou-se um político flexível. Quem diria que um defensor da ditadura de 64, anticomunista desde moleque, daria as costas aos americanos e homenagearia os soldados soviéticos que morreram em defesa do seu país? Admirável!

A diplomacia brasileira sempre foi vista pelos outros países como uma das mais competentes. Mesmo os generais-presidentes da ditadura a respeitaram e valeram-se dos seus conselhos. Bolsonaro faz justamente o contrário, e com isso envergonha o país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?