A vontade de Lula de se reeleger não combina com sua baixa aprovação

Entenda o que está por trás da reforma ministerial

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida reuniao ministerial lula palacio do planalto - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida reuniao ministerial lula palacio do planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Enfim, começou a reforma ministerial que poderá ser ampla ou pequena, a depender do apetite dos partidos e da disposição de Lula para atendê-los.

Saiu Nísia Trindade, ministra da Saúde e entrará Alexandre Padilha no seu lugar. Padilha foi ministro da Saúde de Dilma.  Quem o substituirá na Secretaria das Relações Institucionais?

Há 20 anos, no primeiro mandato de Lula, a reforma planejada para ser ampla acabou saindo pequena. Lula recuou em cima da hora, e descobriu mais tarde que deu um passo em falso.

A história só acabou bem para Lula porque a oposição apostou que ele não se reelegeria, uma vez atropelado pelo escândalo do mensalão do PT, a compra de votos de deputados e senadores.

Lula se reelegeu. Ao fim do mandato, estava com a popularidade nas alturas. Emplacou seu sucessor – Dilma Rousseff, a primeira mulher a governar o país. E Dilma se reelegeu.

Lula está atrás de votos para governar e, se possível, de apoio antecipado à sua reeleição. Poderá atrair os votos para governar, mas não é certo que atraia desde já apoio para se reeleger.

Sua popularidade está em baixa, e a vontade de se reeleger em alta. Uma coisa não combina com a outra. Desse jeito, a reeleição corre perigo. A sucessão presidencial ganha celeridade.

Daqui para frente, tudo, simplesmente tudo, à direita ou à esquerda, será feito só pensando na eleição de 2026. Por enquanto, falta à direita um candidato forte para enfrentar Lula.

O único que hoje poderia concorrer com Lula, Bolsonaro, será condenado pelo Supremo Tribunal Federal uma, duas ou três vezes, e preso. Por mais que ele não queira, seu destino está selado.

 

Todas as colunas do Blog do Noblat

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?