metropoles.com

Regulamentação da reforma tributária é prioridade de Lula em 2024

Leia os projetos fundamentais do governo para o ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Em 2024, o governo Lula (PT) concentra seus esforços em pelo menos quatro pilares fundamentais para a agenda econômica de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Além de trazer a segunda fase da reforma tributária, é prioridade do Planalto as leis complementares à primeira parte.

Ontem (21/12), o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) antecipou que a regulamentação sairá nos primeiros 90 dias de trabalho do ano, depois do Carnaval.

Leia quais devem ser as prioridades econômicas do governo em 2024:

Segunda fase da reforma tributária

Uma das principais metas do governo para o próximo ano é avançar na segunda fase da reforma tributária. Chamada de “justiça tributária”, a reforma consumará a promessa de Lula em colocar os “ricos no imposto de renda”. A segunda parte já está pronta e passa pelos últimos detalhes antes de ser apresentada como Projeto de Lei.

Regulamentação da primeira fase da reforma tributária

Além de avançar para a próxima etapa da reforma tributária, o governo se empenhará na efetiva regulamentação da primeira fase. A ideia é que em seis meses tudo esteja aprovado em relação às leis complementares. Um dos principais pontos é definir a alíquota do IVA federal, estadual e municipal e pontos como o cashback.

Desoneração da folha de pagamento 

O governo perdeu a queda de braço com o Congresso e teve o veto de Lula derrubado sobre a desoneração da folha de pagamento. Agora, além de judicializar a questão, o ministro Fernando Haddad prometeu entregar até o fim do ano uma opção. A ver. 

Revisão de gastos públicos em Saúde e Educação

O governo direcionará esforços para a revisão dos gastos nas áreas cruciais da saúde e educação na LOA (Lei orçamentária Anual), em março.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?