Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

18 anos Blog do Noblat

PSol quer ouvir presidente da Petrobras sobre privatização da empresa

Bancada do partido na Câmara vai entrar com requerimento para Adriano Pires ser ouvido na casa

atualizado 30/03/2022 20:25

Novo presidente da Petrobras, Adriano José Pires Rodrigues Luís Macedo/Câmara dos Deputados

A bancada do PSol na Câmara quer ouvir o novo presidente da Petrobras, Adriano Pires, em audiência no Congresso Nacional. O partido quer entender a defesa que fez da privatização da empresa num artigo. O convite do partido a Pires precisa ser aprovado pelo plenário.

A proposta de Pires é de uma privatização baseada na capitalização generalizada que, por ser indireta e quase invisível, impediria maior mobilização popular pela manutenção do controle social da Petrobrás, acredita o partido.

“A estratégia defendida por Adriano Pires consiste em fazer uma oferta pública de ações em quantidade suficiente para que o Estado deixe de ser acionista majoritário da empresa.

Adriano Pires tem associado a alta de preços ao fato de a Petrobras ser uma empresa de economia mista e sugeriu que a privatização resolveria este problema.

“Trata-se de um argumento sem nenhuma base na realidade, o que aponta para a construção de uma narrativa que visa angariar apoio político para o início de um processo profundo de privatização. Fato é que a alta dos preços decorre, justamente, da Petrobras estar agindo como se fosse uma empresa totalmente privada desde que adotou o Preço de Paridade Internacional (PPI)”.

 

 

Últimas do Blog