metropoles.com

Os próximos passos da diplomacia brasileira na guerra de Israel

Brasil pressionou Egito por abertura de fronteira e confiará no poder de influência da China no Oriente Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
imagem colorida mostra Portões de Rafah são abertos: lista com 480 nomes Gaza - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Portões de Rafah são abertos: lista com 480 nomes Gaza - Metrópoles - Foto: Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Fora da presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil continuará atuando diplomaticamente para seguir com ações contra o conflito entre Israel e Hamas. Essa foi a mensagem que o presidente Lula (PT) enviou para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na terça-feira (31/10). Os dois conversaram por telefone na noite de ontem, depois de sessão do conselho.

Para manter um certo protagonismo contra a guerra, o Brasil atuou para pressionar o Egito, ao lado do Catar, para a abertura de corredor humanitário em Rafah. Nesta manhã, o país liberou a saída de 480 estrangeiros pela fronteira com a Faixa de Gaza. 

O Brasil também vai apostar na forte influência que a China tem sobre países potencialmente envolvidos no conflito, como Líbano e o Irã. Os dois países financiam o Hamas e o Hezbollah na região.

Mauro Vieira também vai manter diálogo com autoridades de Israel para apelar por um cessar fogo, ou pela garantia de entrada de medicamentos e combustíveis na Faixa de Gaza.

Como o blog mostrou, o Itamaraty avaliou positivamente o período do Brasil a frente do Conselho de Segurança da ONU. Leia a análise aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?