Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

O preço de Alcolumbre para aprovar Messias

Para Noblat, Alcolumbre cobra "preço alto" e controle de órgãos federais para destravar nomeado de Lula ao STF.

28/11/2025 08:00
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
Planalto atua por Messias

O senador Davi Alcolumbre está cobrando um “preço alto” do governo Lula — incluindo controle de autarquias e novos cargos — para não sabotar a indicação de Jorge Messias ao STF.

A Tática do Prazo Curto

Mesmo antes de receber a notificação oficial do Planalto, Alcolumbre agendou a sabatina para 10 de dezembro. O objetivo do prazo exíguo é impedir que Messias cumpra o rito tradicional de visitar os 81 senadores (o “beija-mão”), deixando o indicado vulnerável e dependente da boa vontade do presidente da CCJ.

O Jogo de Poder

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo Noblat, a manobra é impulsionada por dois fatores:

Retaliação: Frustração pelo fato de seu aliado, Rodrigo Pacheco, não ter sido o escolhido para a vaga.

Oportunismo: Alcolumbre busca ampliar seu domínio sobre a máquina pública, aproveitando-se de sua posição como principal interlocutor do governo no Congresso, visto que a articulação na Câmara com Hugo Motta estaria enfraquecida.

Entenda: