Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

18 anos Blog do Noblat

Na festa da posse, Lula irá desfilar em carro aberto pela Esplanada

Ele seguirá num carro com Janja e, em outro veículo, atrás, Alckmin e Lu vão acompanhá-los, a exemplo do que foi

atualizado 23/11/2022 21:14

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB, se encontram com representantes de movimentos populares Fábio Vieira/Metrópoles

Está decidido.  Na festa da posse, em 1º de janeiro, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a futura primeira-dama, Janja da Silva, irão desfilar num carro aberto, um Rolls Royce.

Um pouco mais atrás, em outro veículo, virá o casal Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, e sua mulher, Lu Alckmin. Também num Rolls Royce.

Foi assim na festa da primeira posse de Lula, em 2003. Os dois casais em dois carros.

Integrante do grupo da posse na transição do governo, o ex-ministro Gilberto Carvalho explicou ao Blog do Noblat que os carros deixarão a Catedral, no início da Esplanada, às 14:30. De lá, seguem para o Congresso, onde a chapa vencedora sobe a rampa e toma posse oficialmente, numa sessão na Câmara.

Depois, Lula passa em revista a tropa e, de carro aberto, seguem ao Planalto. Eles sobem a rampa. No parlatório, haverá a entrega da faixa.

Carvalho afirmou que se nem Jair Bolsonaro ou Hamilton Mourão apareçam para entregar a faixa, será pensada uma “forma criativa”. Depois, Lula, na parte interna do Palácio do Planalto dará posse a seu novo ministério e recebe os cumprimentos de autoridades estrangeiras. À noite, haverá o coquetel no Itamaraty.

Sobre o esquema de segurança, o ex-ministro afirmou que será nomeado pelo atual ministro da Defesa um nome para comandar o esquema. Será alguém em comum acordo. E será constituído um grupo que irá tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança da festa e da posse, como controle na chegada da militância a todo o local e o fechamento do espaço aéreo.

Últimas do Blog