Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

18 anos Blog do Noblat

Mal de saúde, Marco Maciel é internado pela segunda vez em Brasília

Marco Maciel, 80 anos de idade, está internado no hospital DF Star, em Brasília, agora devido a uma infecção bacteriana

atualizado 04/05/2021 9:13

Ex-vice-presidente da República, Marco Maciel Foto: Agência Senado/Reprodução

Pela segunda vez desde o início de março último, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, 80 anos de idade, está internado no hospital DF Star, em Brasília, agora devido a uma infecção bacteriana. Sofre de Alzheimer desde 2014.

Da primeira vez foi por causa da Covid-19. Ele e sua mulher, Ana Maria, haviam tomado a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford e tomariam a segunda em meados deste mês. Mesmo assim, foram infectados, mas só ele baixou ao hospital.

Maciel foi vice do presidente Fernando Henrique Cardoso no período de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003. Até hoje é citado por políticos dos mais variados partidos como modelo ideal de vice, aquele que jamais cobiçou o lugar do presidente.

Foi senador por Pernambuco por 16 anos, governador do Estado, ministro da Educação no governo do presidente José Sarney e presidente da Câmara dos Deputados. É autor de frases repetidas até hoje. Uma delas: “Tudo pode acontecer, inclusive nada”.

Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife à época da ditadura de 64, era considerado pelos militares inimigo do regime. Por quatro anos, ele e Maciel, governador, aproveitavam a procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos para conversar.

É a procissão mais tradicional do Recife que percorre o centro da cidade a cada final de março desde 1654. Lenta por sua própria natureza, ficou ainda mais para que o arcebispo e o governador acertassem os ponteiros a salvo de ouvidos alheios.