metropoles.com

Lula visita áreas de calamidade e volta a se diferenciar do antecessor

No litoral paulista, castigado pelas fortes chuvas, presidente faz quarta viagem para acompanhar de perto essas tragédias

atualizado

Compartilhar notícia

Presidente Lula em visita a Terra Yanomami - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula em visita a Terra Yanomami - Metrópoles - Foto: null

Ao anunciar sua presença nesta segunda-feira no litoral norte de São Paulo, onde algumas cidades, em especial São Sebastião, foram castigadas pelas fortes chuvas deste final de semana, o presidente Lula traça outra diferença para seu antecessor.

Bolsonaro foi muito criticado por não comparecer em locais que protagonizaram catástrofes durante seu mandato. Dois exemplos: ele apenas sobrevoou, e muito rapidamente, as chuvas na Bahia, em dezembro de 2021, e fez o mesmo quando a barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), se rompeu, em janeiro de 2019.

Foram pelo menos 25 mortos na Bahia e 272 mortos em Brumadinho.

Lula, desde o início de seu mandato, tem feito diferente. O petista tem viajado e se reúne com autoridades locais e anuncia medidas. A presença do presidente nesses momentos tem significado importante, além do apoio presencial, é a garantia de empenho de repasse de verbas e pessoal.

O presidente já esteve pessoalmente em Araraquara (SP), onde acompanhou os danos causados pela chuva, em 08 de janeiro. No mesmo dia, à noite, fez questão de visitar as instalações destruídas do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos bolsonaristas.

Lula viajou a Roraima, onde foi ver de perto a situação dos yanomamis, etnia que padeceu de grave problema de subnutrição e fome, com dezenas de mortes de crianças nos últimos anos. Amanhã, irá ao litoral paulista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?

Notificações