metropoles.com

Lula prestigia PF com demissão de nº 2 da Abin, avaliam agentes

Alessandro Moretti caiu por ser citado em inquérito da Polícia Federal 

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Com a demissão do diretor adjunto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a Polícia Federal (PF) se viu prestigiada por Lula (PT), que tomou a decisão depois de ação da corporação contra a “Abin paralela”.

O presidente demitiu Alessandro Moretti só por ele ser citado no inquérito. Não houve denúncia, sequer condenação. Moretti foi apontado como o operador de um conluio com Alexandre Ramagem (PL-RJ) para atrapalhar as investigações da PF. 

Segundo agentes da Polícia Federal que conversaram com o blog, a decisão do presidente mostra o prestígio que a atual PF tem com o governo. O trabalho é confiável, segundo avaliam.

Lula pode fazer mais mudanças

Como o blog mostrou, o novo n.º 2 da Abin será o professor e cientista político Marco Cepik, atualmente diretor da Escola de Inteligência da Abin (Esint). Lula até mesmo ensaiava a entrada de Cepik na direção-geral, mas o movimento não se consolidou.

Interlocutores de Lula pressionam para que o presidente exonere também o diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, mas este é segurado por Rui Costa, ministro da Casa Civil —ministério o qual a Abin está vinculada. Corrêa também foi diretor da Polícia Federal entre 2007 e 2010 e Lula tem muita confiança nele.

No entanto, trocas nas superintendências do Rio de Janeiro e em Brasília são vistas como um alento para a manutenção de Corrêa. A equipe do presidente pressiona por uma reformulação total da Abin, já que esta continua “bolsonarista”, avaliam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?