metropoles.com

Lira vai colocar em prática plano para Centrão ganhar mais poder

Manobra é pela derrubada de outro veto do presidente Lula no Orçamento 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do presidente da Câmara Arthur LIra durante sessão na Câmara sobre a reforma tributária - metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara Arthur LIra durante sessão na Câmara sobre a reforma tributária - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Além da articulação para reverter o veto de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão no Orçamento de 2024, o Centrão tem planos para anular outro veto do presidente Lula (PT). Às vésperas do retorno do recesso parlamentar, líderes dos partidos de centro receberam de Arthur Lira (PP-AL) o compromisso de avançar com essa pauta.

O veto seria o do trecho de autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) que permite o envio de verba federal de uma forma mais rápida aos Estados e municípios, sem o início de obras ou análises de projetos. Os montantes de até R$ 1,5 milhão poderiam ser repassados diretamente às prefeituras. 

O dinheiro seria principalmente repassado pela Caixa, controlada pelo PP de Arthur Lira e que já se colocou a favor da manobra. Os convênios que chegam a esse valor representam até 90% dos repasses da União aos municípios.

Castro argumenta que o projeto de autoria dele “facilita a gestão e o controle” da Caixa Econômica Federal sob o dinheiro que passa pelo banco. No entanto, o trecho prejudica a transparência da destinação das verbas. 

O presidente Lula vetou a proposta ainda em dezembro, mas ela voltou à pauta nesta semana com as insatisfações em série de deputados e senadores com a articulação política do governo.

Ontem (31/01), o presidente da Câmara dos Deputados se encontrou com Rui Costa e levou às críticas ao ministro da Casa Civil. Costa se comprometeu a achar uma alternativa para o veto nas emendas de comissão para reverter uma potencial derrota no início do trabalho do Legislativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?