metropoles.com

Lira não garante votação da reforma tributária nesta semana

Presidente da Câmara quer mais tempo de análise ao texto, que deve ser fatiado ao ser votado

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur LIra no Supremo Tribunal Federal durante sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal de 1988 - Metrópoles
1 de 1 Arthur LIra no Supremo Tribunal Federal durante sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal de 1988 - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve decidir hoje (20), depois de reunião com líderes, se coloca à votação a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária na casa. O deputado sinalizou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que precisa de mais tempo para analisar o texto que veio do Senado.

A preocupação é compartilhada com o relator do texto na casa, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que já avisou ao ministro Alexandre Padilha que não quer acelerar “sem responsabilidade”.

Por causa disso, a votação não deve ficar para esta semana. Lira também pode cobrar uma fatura do governo, condicionando a tramitação do texto com a liberação de cargos na Funasa (Fundação Nacional da Saúde).

Governo fatiado

Entre os governistas, alguns manifestam resistência à ideia de fatiar a reforma, temendo que isso possa resultar em mais atrasos na tramitação. Na visão desses congressistas, há o receio de que, se apenas os pontos consensuais entre a Câmara e o Senado forem votados imediatamente, o restante do texto ficará na geladeira, sem ser sancionado ainda neste ano.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?