Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Itamaraty prepara nova lista de brasileiros a serem resgatados em Gaza

Diferencial será por inclusão de parentes palestinos; ministério não estima data

14/11/2023 10:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal
Imagem colorida mostra grupo de pessoas reunidas, com malas de viagem, posando para foto; em primeiro plano, homem pardo, de cabelos pretos escuros faz uma selfie

O Ministério das Relações Exteriores prepara uma segunda lista de brasileiros a serem resgatados da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito. Segundo diplomatas, essa nova seleção será mais ampla e incluirá os parentes palestinos destes brasileiros.

Por causa disso, ainda segundo os diplomatas, a liberação deve ser tão -ou mais- arrastada quanto à primeira lista, que demorou quase 30 dias. Israel, que controla o fluxo da fronteira, tem segurado cidadãos palestinos e liberado, quase que exclusivamente, estrangeiros.

O embaixador do Brasil na região da Palestina, Alessandro Candeas, tem trabalhado para a elaboração dessa lista, apesar de não estimar uma data para finalização. Segundo o diplomata, diversas pessoas estão procurando a embaixada para deixar a região e cada caso será analisado individualmente.

Essa segunda lista deve ter cerca de 50 pessoas, entre brasileiros e parentes palestinos destes.