metropoles.com

Governo teme que Senado aumente valor de Novo Perse

Medida seria em resposta às intervenções de Lula no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e o presidente Lula (PT) - Metrópoles
1 de 1 Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e o presidente Lula (PT) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Diante do novo mal-estar entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o governo Lula (PT), é o Novo Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) que aparece no centro de uma disputa de interesses no Congresso Nacional.

Entre os governistas do Senado, teme-se que Pacheco atue para dar uma resposta à judicialização da desoneração da folha de pagamentos dos municípios e queira turbinar o valor do teto do Perse, fixado pela Câmara em R$ 15 bilhões.

O temor também atinge a possível adição de novos setores contemplados. Na Câmara, o grupo foi reduzido de 44 para 30. 

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), relatora do texto, já indicou que não fará as mudanças, mas o temor continua justamente por ela ser do partido de Pacheco. Por ora, a senadora disse que apresentará apenas uma mudança principal: vai incorporar ao texto a correção do valor de R$ 15 bi pela inflação oficial (IPCA). A ideia é que a correção exista e que não haja imprecisão nos valores apresentados.

Caso o texto seja aprovado com essa mudança, terá que voltar à Câmara dos Deputados e o retorno será considerado uma derrota para o governo, já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, priorizara a aprovação com o texto inalterado.

Ontem (29/04), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se disse tranquilo com a votação do Novo Perse, nesta terça (30), e afirmou que o governo fará de tudo pela aprovação do texto. 

“Acredito que o Congresso Nacional nos ajudou muito até esse momento de recuperação econômica do país. […] Tenho certeza que vão continuar ajudando” – Alexandre Padilha a jornalistas em 29 de abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?