Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Governo prepara “batalha narrativa” por resgate de brasileiros em Gaza

Lula se incomodou com exploração política de Bolsonaro do caso e avalia evento no Palácio do Planalto

13/11/2023 10:00, atualizado 13/11/2023 10:18
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Janja e Lula

O Palácio do Planalto debate se realiza, ou não, um evento para celebrar a chegada dos brasileiros resgatados da Faixa de Gaza, marcada para hoje, segunda-feira (13/11). Há quem diga no governo que é necessária uma grande mobilização do Planalto para mostrar, que de fato, Lula (PT) foi o responsável pela liberação do grupo de 32 pessoas.

Lula demonstrou desconforto diante da tentativa de Jair Bolsonaro (PL) de explorar politicamente o caso. O ex-presidente construiu a narrativa de que teve participação fundamental na autorização para os brasileiros cruzarem a fronteira com o Egito, fato ocorrido no domingo (12/11).

Receba no seu email as notícias de Blog do Noblat

Frequência de envio: Livre

Ver todas as newsletters

Bolsonaro se encontrou com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e teria, segundo a versão dos bolsonaristas, intermediado a liberação.

A reação no governo Lula foi imediata, e a primeira-dama, Janja da Silva, foi uma das primeiras a se manifestar em defesa do trabalho do Itamaraty. Pelo X (antigo Twitter), disse que a “única verdade é essa aqui”. “A diplomacia brasileira, sob orientação do presidente Lula trabalhando para liberar os brasileiros que estão retidos em Gaza”, escreveu Janja.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Lula resiste em realizar um evento de grandes proporções. Por ora, está previsto que ele receba o grupo para um café da manhã e tire fotos. A ordem na Secom (Secretaria de Comunicação Social) é de grande movimentação nas redes sociais do governo.