metropoles.com

Governo começa a listar nomes para integrar CPMI dos atos terroristas

Palácio do Planalto quer repetir nomes que atuaram na CPI da Covid e parlamentares que têm se destacado na defesa do governo no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles
Atos de 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Atos de 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Metrópoles

Decidido a ir para cima da oposição e aceitar e enfrentar a CPMI do 8 de Janeiro, líderes governistas começaram ontem a esboçar a lista de deputados e senadores aliados com potencial para serem indicados para essas cadeiras.

O número de integrantes deve ficar entre 10 a 15 deputados e 10 a 15 senadores. O governo vai tentar obter o controle da comissão – a presidência e relatoria -, mas vai depender dos dois blocos que têm Centrão e alguns partidos da esquerda como PSB e PDT na sua composição.

Na relação governista, aparecem parlamentares que se destacaram na CPI da Covid, instalada durante o governo Jair Bolsonaro, e também deputados e senadores que estejam se destacando na defesa do Executivo em comissões da Câmara e do Senado.

O governo irá escolher nomes “aguerridos”. Entre os deputados são citados, do PT, Lindbergh Farias (RJ), Rogério Correia (MG),  Rubens Pereira Junior (MA), Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini (SP) e Gleisi Hoffmann (PR).

Do PSol, foram relacionados Guilherme Boulos (SP) e Fernanda Melchiona (RS). Do PCdoB, Orlando Silva (SP). E do PSB, Duarte Júnior (MA).

No Senado, os petistas preferidos são Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE). Três senadores do PSD, atuantes na comissão da Covid, são lembrados: Eliziane Gama (MA), Otto Alencar (BA) e Omar Aziz (AM). No MDB, Renan Calheiros (AL) desponta como nome certo.

Ainda não se definiu que os líderes do governo e dos partidos de esquerda serão integrantes da CPMI, já que tem prerrogativa de falarem à vontade durante os trabalhos. De qualquer maneira, são certas as presenças Randolfe Rodrigues (Rede) e Jacques Wagner (PT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?

Notificações