Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Governistas temem represália de Lira em relação ao Orçamento de 2025

Presidente da Câmara está irritado com o “fim” das emendas Pix

09/08/2024 10:00
Compartilhar notícia
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
imagem colorida mostra arthur lira - Metrópoles

Com a volta atrasada dos trabalhos na Câmara dos Deputados, congressistas governistas já esperam que a Comissão do Orçamento coloque obstáculos na execução e diversificação do dinheiro da União para com o governo Lula (PT) em 2025.

Isso porque, segundo avaliam esses deputados, Arthur Lira (PP-AL) está irritado com o “fim” das emendas Pix, que só poderão ser pagas pelo governo após ser assegurada a “prévia e total transparência e rastreabilidade” do dinheiro.

O Orçamento de 2025 deve ser enviado para votação até o fim deste mês, mas o governo já calcula que terá que promover cortes — a exemplo do que aconteceu com o Orçamento de 2024.

A represália de Lira virá, só não é sabido como. A maior preocupação é que programa sociais, sobretudo o Novo PAC (Programa da Aceleração do Crescimento) sejam impactados.

Criadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), essas emendas eram conhecidas pela dificuldade de fiscalização dos recursos. Na prática, congressistas destinavam recursos para municípios sem fornecer esclarecimentos sobre a destinação dos fundos.